domingo, 22 de junio de 2008

Aluno do MIT cria um projetor de imagens que ficam soltas no ar

Um aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT) de 29 anos, Chad Dyner, inventou e está lançando um protótipo de projetor de imagens coloridas em três dimensões que não necessita de tela e usa o ar do ambiente como suporte da projeção, permitindo o aproveitamento de vídeos em tempo real, com sistema de compatibilidade do tipo "plug-and-play" com equipamentos como aparelhos de TV e DVD, computadores e aparelhos de vídeo. O equipamento, chamado Heliodisplay, ainda não está sendo vendido comercialmente, mas o protótipo está disponível por US$ 22.500, mais o valor do frete. A empresa afirma que quando entrar em linha de produção, o aparelho terá preço equivalente ao de uma tela de plasma de tamanho equivalente. O aparelho atual produz imagem de 27 polegadas diagonais, mas a IO2 Technology está construindo, para demonstração, três novos protótipos de 42 polegadas, que estarão disponíveis nos próximos meses. A tecnologia permite chegar a imagens de 150 polegadas na diagonal, que podem ser dispostas no sentido horizontal ou vertical.
A explicação de funcionamento, disponível no site da empresa (www.io2technology.com), é de que o ar do ambiente entra no equipamento e depois é ejetado com modificação de suas características e iluminado com uma técnica, mantida como segredo industrial, que faz com que o ar e os fótons reproduzam a imagem. A informação oficial é de que não se trata de holografia e o ar expelido não contém gás ou líquido perigoso à saúde humana. A imagem é interativa como uma tela virtual sensível ao toque, de modo que a própria mão ou dedo pode funcionar como o mouse.
A imagem projetada é plana, em duas dimensões, mas parece ser em 3D quando vista a mais de um metro de distância, aproximadamente. Porém, quando vista por trás, é transparente, ou seja, é invisível.



Fuente: http://www.tecpar.br

No hay comentarios: